Você está esperando que os clientes venham até você, mas isso não está acontecendo na quantidade que gostaria? O que você está fazendo para provocar as vendas? Ficar parado e reclamando não é a melhor opção.
Defina seu objetivo e identifique seu cliente ideal
Primeiro, defina o que realmente quer. Identifique seu cliente ideal (o cliente ideal é aquele que te valoriza, precisa de você e pode pagar pelo seu produto/serviço). Depois, comece a desenvolver estratégias para alcançar seus objetivos. Parece fácil, não é? Mas vai exigir que você saia da sua zona de conforto, aja com intencionalidade e vá provocar vendas e vender.
Atraia o cliente ideal
Esperar passivamente que qualquer cliente entre em contato com você não é uma boa escolha neste momento desafiador. É importante realizar ações para atrair o cliente ideal, porque ele é quem eleva seu negócio.
Seja intencional no atendimento
Seja intencional durante a abordagem e o atendimento. Cuidado com a armadilha de atender o cliente como você gostaria de ser tratado; o ideal é atendê-lo como ele gostaria de ser tratado. Evite também a armadilha de sorrir para todos os clientes e atendê-los com muito entusiasmo. Alguns clientes podem interpretar isso como falsidade e ficar desconfiados, o que pode impedir a venda.
Postura e Autoconfiança
Vamos nos preparar para atender o cliente ideal? Erga os ombros, mostre que na sua cabeça não há crise. Demonstre autoridade através de uma postura autoconfiante, perceba qual é a preferência emocional do cliente para direcionar o atendimento, encante e faça vendas exponenciais. Deixe seu cliente perceber que você está vendendo muito e que este é o melhor momento para comprar. E a pessoa mais certa para realizar a venda é você.
Lide com a rejeição
Caso não consiga realizar a venda, não se desespere. Aquele cliente serviu de treinamento para você atender com mais excelência o próximo. Mantenha a cabeça erguida e continue rumo ao seu alvo (sonho) através das vendas.
A venda baseada na provocação
Migrar para a venda baseada na provocação significa se preparar para “provocar” o cliente com sua postura e o seu discurso, para que “o tiro não saia pela culatra”. Mostre que você é profissional.
Para convencer um potencial cliente a abrir espaço no orçamento para comprar o que você oferece, é preciso:
• Comunicar para atrair o cliente ideal;
• Identificar um problema do cliente que seu produto ou serviço resolva;
• Formular um ponto de vista provocante sobre a questão e apresentá-lo com fundamento lógico;
• Atender o cliente como ele gostaria de ser atendido;
• Apresentar a sua provocação a alguém com poder de decisão.
• Aplique o método Harvard de negociação;
• Faça vendas exponenciais.
Influencie o cliente a comprar
As pessoas precisam de um motivo para gastar seu dinheiro, pois estão ouvindo e vendo muito sobre recessão e crise. Estão bem desconfiadas e inseguras. Por isso, atue no emocional delas e conheça a fundo seu produto ou serviço para ter segurança na apresentação. Além disso, conhecer seu cliente ou, pelo menos, sua preferência emocional através do que ele comunica (mesmo sem abrir a boca) ajudará a criar uma conexão forte com ele. Conhecendo suas demandas, é mais fácil ser assertivo na oferta. Sabendo onde estão as feridas, fica mais fácil tratar.
Aja diferente para obter resultados diferentes
Combinado então? Vá para o mercado, atraia o cliente ideal e provoque vendas. Deixe de ser um vendedor bonzinho e seja mais ousado. Chega de apenas bater metas, ultrapasse-as e conquiste seu alvo (sonho). Peça indicações, divulgue seus produtos nas redes sociais, ligue para seus colegas e amigos e ofereça. Isso mesmo, ofereça. O produto que mais vende é o que mais se oferece.
Quer um resultado diferente? Faça algo diferente. Boas vendas!